A publicidade, linguagem mista (junção de texto e iconografia), é de extrema importância para a divulgação de produtos comerciais e institucionais. Efectivamente, qualquer instituição que se queira projectar no mercado ou junto de um público alvo tem de saber usar criatica e eficazmente a sua mensagem e imagem. Enfim, a publicidade funciona como importante forma de argumentação.
As mensagens publicitárias veiculadas pelos mass media influenciam o comportamento dos indivíduos a quem são dirigidas, porque são:
- persuasivas – tentam convencer o destinatário de que determinado produto é útil e agradável, recorrendo a uma argumentação lógica e racional ou a testemunhos de pessoas;
- associativas – associam os produtos a símbolos valorizados, sonhos ou emoções agradáveis, que suscitam nas pessoas uma vontade inconsciente e irracional de identificação (por exemplo, associação de uma marca à beleza, segurança ou aventura);
- estimulantes – estimulam a simpatia pela marca, através da associação desta, por exemplo, a causas humanitárias ou de defesa do ambiente;
- promotoras – promovem a notoriedade da marca, ou seja, tornam-na familiar e presente no nosso espírito, através de um processo de repetição.
- persuasivas – tentam convencer o destinatário de que determinado produto é útil e agradável, recorrendo a uma argumentação lógica e racional ou a testemunhos de pessoas;
- associativas – associam os produtos a símbolos valorizados, sonhos ou emoções agradáveis, que suscitam nas pessoas uma vontade inconsciente e irracional de identificação (por exemplo, associação de uma marca à beleza, segurança ou aventura);
- estimulantes – estimulam a simpatia pela marca, através da associação desta, por exemplo, a causas humanitárias ou de defesa do ambiente;
- promotoras – promovem a notoriedade da marca, ou seja, tornam-na familiar e presente no nosso espírito, através de um processo de repetição.
Seguem-se dois exemplos de anúncios publicitários que obedecem aos princípios de elaboração de um anúncio publicitário:
despertar a Atenção
suscitar o Interesse
criar o Desejo
facilitar a Memorização
levar à Acção / Aquisição
Nota:
Não se pretende com os anúncios publicitários fazer promoção dos produtos em causa. Eles são meramente exemplificativos.
Sugestões bibliográficas:
BROCHAND, Bernard, et alii. Publicitor, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 19991.
BROCHAND, Bernard, et alii. Publicitor, Publicações Dom Quixote, Lisboa, 19991.
REIS, J. Esteves. Curso de Redacção II – O Texto, Porto Editora, Porto.
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